James Stuart Blackton (05 de janeiro de 1875 - 13 de agosto de 1941), normalmente conhecido como J. Stuart Blackton, era um produtor de cinema anglo-americano do cinema mudo, fundador da Vitagraph Studios e entre os primeiros cineastas a utilizar as técnicas de stop-motion e animação desenhada. Ele é considerado o pai da animação americana.
Blackton nasceu em Sheffield, Inglaterra, em 1875. Aos dez anos de idade, ele e sua família emigraram para New York City. Em 1894,Blackton e dois compatriotas Ingleses, Albert E. Smith e Ronald A. Reader, formaram uma parceria para invadir vaudeville.Smith é chamado de "Komikal Konjurer", Blackton foi o "Komikal Kartoonist", e Reader operando uma primeira versão do projetor de slides, foi chamado de "lanterna mágica". Logo após isso, Blackton então consistiu em "sketches relâmpago", onde desenhou rapidamente alterado desenhos sobre uma almofada de cavalete diante dos olhos do público, que acompanha o presente com um fluxo de falar tão rápido. O ato deixou de fazer dinheiro suficiente e logo após o trio se separou para conseguir um emprego regular.
Blackton acabou como repórter / artista para o jornal New York Evening World. Em 1896, Thomas Edison demonstrou publicamente o Vitascope, um dos primeiros projetores de filme. E Blackton, foi enviado a entrevista. Ansioso por uma boa publicidade, Edison juntou Blackton ao seu "Black Maria ", a cabine especial que ele costumava fazer suas filmagens, e criou um filme sobre a mancha de Blackton. O inventor fez um bom trabalho, vendendo a arte de fazer cinema,que ele falou. Logo posteriormente, Blackton e os seus amigos, Smith e Reader, compraram um projetor para realizar estes projetos.
O primeiro desses filmes é o desenho do Encantado, com uma data de direitos autorais de 1900, mas provavelmente fez pelo menos um ano antes. Neste filme, o artista Blackton esboça um rosto, charutos e uma garrafa de vinho. Ele aparece para remover os desenhos passado como objetos reais, e o rosto parece reagir. A "animação" aqui é da variedade stop-action usado por Méliès e outros.
Tradução : http://en.wikipedia.org/wiki/J._Stuart_Blackton
Nenhum comentário:
Postar um comentário