The Skeleton Dance - Walt Disney 1929




Esta é uma das animações da Disney, que mais acho curiosa e diferente nos primeiros anos de sua criação. The Skeleton Dance, ou simplesmente a Dança do Esqueleto, foge um pouco da era Disney nos primórdios em trabalhar com animação de personagens mais sombrios. Acredito que esta "simples" animação da época, felizmente não passou desapercebido entre os admiradores e cultuadores da primeira era das animações, até a nossa era atual. 

A Dança do Esqueleto é um Silly Symphonies de1929 - é um curta produzido e dirigido por Walt Disney e Ub Iwerks. No filme, quatro esqueletos humanos fazem música através de uma dança ao redor de um cemitério assustador. É a primeira entrada na série Silly Symphonies. Em 1994, foi votado em 18º dos 50 Greatest Cartoons de todos os tempos pelos membros do campo da animação. Com todos os méritos, merecia estar figurado nesta contagem expressiva dos Greatest Cartoons por sua divisão de águas na área Silly Symphonies e pelo conjunto de sua obra. 

Sobre a produção : 

Enquanto muitos afirmam que a trilha musical foi adaptado à partir de Saint-Saëns - composição Danse Macabre. Carl Stalling explicou, em entrevista de 1969, que era na verdade um conjunto de foxtrot em tom menor. Stalling sugeriu a idéia para uma série de desenhos animados musical one-shot para a Disney em uma reunião da equipe em 1929. Stalling também se adaptou de Edvard Grieg "A Marcha dos Trolls" para uma parte da música de dança do esqueleto,  de várias maneiras e tocar instrumentos musicais improvisados



Em uma cena, os quatro esqueletos de mãos dadas dançam em um círculo, semelhante aos alunos de dança "Ring um O'Roses Ring". Em outra cena, um esqueleto puxa os ossos da coxa fora de si e faz o esqueleto thighless como um xilofone. Um esqueleto também tem um gato como um contrabaixo, usando um arco e da cauda do gato como as cordas.Um esqueleto de parte as danças do Charleston.


É notável por ser o primeiro desenho animado a utilizar som não-post-sync. Animação à partir deste curta, foi posteriormente reutilizados no Mickey Mouse no curta Haunted House, em que Mickey, tendo se refugiado em uma casa mal assombrada, é forçado a tocar música para os esqueletos dançarem. ( Aqui no Brasil, talvez os conhecemos pela fita cassete chamada " Histórias de Arrepiar - Disney" , lançada entre o fim da década de 80 e o começo da década de 90 ).



O desenho foi criado em preto e branco em filme 1.33:1 padrão de 35mm. A música original, tanto para o título inicial quanto ao término, estava faltando em relançamentos. Então a música (e sons) de  Mickey Mouse no curta The Doctor Mad e a música final de shorts Mickey Mouse da década de 1930, foram utilizados respectivamente mais adiante.




O filme teve um orçamento de $ 5.386

Nenhum comentário:

Postar um comentário